Retratando o professor Luciano...
"Retratos são descrições de quem é visto, mas de quem retrata, também.
do retrato que faremos importa mais como o vemos do que como ele é... É autoritário ou autoridade? é boa ou má pessoa? Você o conhece pra atribui essa características que descreve? Mas afinal, isso importa ????
Importa a forma como você pode dizer coisas a partir do retrato e o que quero que exercitemos é isso.
Uma imagem pode representar uma pessoa além daquilo que é visível, mas do que é dito da pessoa.
Os materiais que você empregará podem ter relação com o que vc quer dizer: Quer que ele morra, desenhe com estilete! Quer vida longa ao cara, desenhe com vitamina c.
Faça uma série de desenhos do professor de desenho, isso mesmo: uma série de desenho do Luciano. Eles devem ter mais semelhança entre eles do que a semelhança com o professor (de traço, de materiais, de significado atribuído para dizer). Pensar numa série é pensar numa evolução do retrato. É isso.
Na aula do dia 24, mostraremos alguns. Será divertido e instrutivo.
Poste o, os desenhos até a segunda feira, dia 23 para que eu faça uma apresentação com os resultados. Falaremos sobre o que vc pensou e o que conseguiu. Não me ofenderei. Ah, não vale sacanear, tá! Caso os desenhos não sejam postados, terei de atribuir ponto. Sem a atividade, não tem sequencia o problema apresentado."
- A primeira série de retratos é digital.
Aqui me parece o universo rico de professor, a alegoria (templário) ou camuflagem dos vários "eus" encerrados no espaço/atelier, imerso em livros, objetos, recordações, sensações, sentimentos, suspiros...tantos "se"...
- A série seguinte será em grafite e/ou aquarela
Retrato 1
Auto Avaliação
Que tempo? - minutos infindos ou horas céleres...
Quanto esforço? - mínima caminhada ou jornada laboriosa...
Talvez um tanto de tudo dependendo do frio das horas, se madrugada ou sol a pino, fome saciada ou peristáltico ruidoso.
Mensurável? - seria numerável se estabelecida uma rima na métrica dos números...
Que sei? - só sei que nada sei...
De 0 a 10 fico na intersecção da latitude e longitude.
Avaliação do professor
Que emergiu 'artistando' de um mar de livros, artefatos, linhas, cores e colecionáveis. 'Poetando 'poéticas ora num caminho de caracol, ora numa láctea galáxia.
Avançou circulando, quadriculando, projetando ritmo próprio, organizando o não estruturável, desorganizando o estruturado.
Alunos arregalados, de olhares estupefatos logo se acostumaram seguindo o compasso do professor artista, orientador e meio que guru de imaginação.
Transita pela arte de forma lúdica, honesta e produtiva, mesmo quando traz a estranheza do conceito não formalizado, porém sugerido, sem que o percebamos.