quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O Retratar do Retrato - Desenho

 


 Retratando o professor Luciano...

"Retratos são descrições de quem é visto, mas de quem retrata, também. do retrato que faremos importa mais como o vemos do que como ele é... É autoritário ou autoridade? é boa ou má pessoa? Você o conhece pra atribui essa características que descreve? Mas afinal, isso importa ???? Importa a forma como você pode dizer coisas a partir do retrato e o que quero que exercitemos é isso. 

Uma imagem pode representar uma pessoa além daquilo que é visível, mas do que é dito da pessoa. Os materiais que você empregará podem ter relação com o que vc quer dizer: Quer que ele morra, desenhe com estilete! Quer vida longa ao cara, desenhe com vitamina c. 

Faça uma série de desenhos do professor de desenho, isso mesmo: uma série de desenho do Luciano. Eles devem ter mais semelhança entre eles do que a semelhança com o professor (de traço, de materiais, de significado atribuído para dizer). Pensar numa série é pensar numa evolução do retrato. É isso. 

Na aula do dia 24, mostraremos alguns. Será divertido e instrutivo. Poste o, os desenhos até a segunda feira, dia 23 para que eu faça uma apresentação com os resultados. Falaremos sobre o que vc pensou e o que conseguiu. Não me ofenderei. Ah, não vale sacanear, tá! Caso os desenhos não sejam postados, terei de atribuir ponto. Sem a atividade, não tem sequencia o problema apresentado."

- A primeira série de retratos é digital. 

Aqui me parece  o universo rico de professor, a alegoria (templário) ou camuflagem dos vários "eus" encerrados no espaço/atelier, imerso em livros, objetos, recordações, sensações, sentimentos,  suspiros...tantos "se"...

 


 

 


 

 


- A série seguinte será em grafite e/ou aquarela

 Retrato 1


 

 Auto Avaliação

Que tempo? - minutos infindos ou horas céleres... 

Quanto esforço?  - mínima caminhada ou jornada laboriosa...

Talvez um tanto de tudo dependendo do frio das horas,  se madrugada ou sol a pino, fome saciada ou peristáltico ruidoso.

Mensurável? - seria numerável se estabelecida uma rima na métrica dos números...

Que sei?  - só sei que nada sei...

De 0 a 10 fico na intersecção da latitude e longitude.

Avaliação do professor

Que emergiu 'artistando' de um mar de livros, artefatos, linhas, cores e colecionáveis. 'Poetando 'poéticas ora num caminho de caracol, ora numa láctea galáxia.

Avançou circulando, quadriculando, projetando ritmo próprio, organizando o não estruturável, desorganizando o estruturado.

Alunos arregalados, de olhares estupefatos  logo se acostumaram seguindo o compasso  do professor artista, orientador e meio que guru de imaginação.

Transita pela arte de forma lúdica, honesta e produtiva,  mesmo quando traz a estranheza do conceito não formalizado, porém sugerido, sem que o  percebamos.


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário