"Arte não se ensina; contamina-se pela arte "
PREMISSAS
- Devemos ensinar não só o fazer arte , mas entender e apreciar.
- Existe um contato muito escasso entre arte e o cidadão comum
- Abordagem da arte deve ser eclética, libertária.
- O ensino da arte deve proporcionar a obtenção de um conhecimento crítico e reflexivo.
- Importante é pensar e questionar durante o processo de aprendizagem e produção da arte.
- O pós-modernismo trouxe a imagem pra dentro da sala de aula. No ensino do modernismo predominava a expressão.
- " Arte é o esforço do ser humano para entrar em compasso com os ritmos constantes da vida " Herbert William
CRIATIVIDADE
Fluência, Flexibilidade, Originalidade, Elaboração, Sensibilidade (Alencar, 1996)
PROPOSTA TRIANGULAR
Possui três estruturantes: Contextualização, Apreciação e Produção.
CONTEXTUALIZAÇÂO
- Abrange a compreensão da sociedade onde a arte foi ou é compreendida.
APRECIAÇÂO
- Trata da Interação entre o indivíduo e os artefatos artísticos. Compreende o desenvolver de competências como a leitura dos artefatos de arte.o aluno necessita traduzir a linguagem a que está habituado em objetos artísticos.
PRODUÇÂO
- o Indivíduo produz de modo qualificado, crítico e sensível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário