segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Ana Mae Barbosa - Proposta Triangular

 


"Arte não se ensina; contamina-se pela arte "

PREMISSAS 

- Devemos ensinar não só o fazer arte , mas entender e apreciar.

- Existe um contato muito escasso entre arte e o cidadão comum

- Abordagem da arte deve ser eclética, libertária.

- O ensino da arte deve proporcionar a obtenção de um conhecimento crítico e reflexivo.

- Importante é pensar e questionar durante o processo de aprendizagem  e produção da arte.

- O pós-modernismo trouxe a imagem pra dentro da sala de aula. No ensino do modernismo predominava a expressão.

- " Arte é o esforço do ser humano para entrar em compasso com os ritmos constantes da vida " Herbert William

 


CRIATIVIDADE 

Fluência, Flexibilidade, Originalidade, Elaboração, Sensibilidade (Alencar, 1996)

 


PROPOSTA TRIANGULAR

Possui três estruturantes: Contextualização, Apreciação e Produção.

CONTEXTUALIZAÇÂO

- Abrange a compreensão da sociedade onde a arte foi ou é compreendida.

APRECIAÇÂO

- Trata da Interação entre o indivíduo e os artefatos artísticos. Compreende o desenvolver de competências como a leitura dos artefatos de arte.o aluno necessita traduzir a linguagem a que está habituado em objetos artísticos.

PRODUÇÂO 

- o Indivíduo produz de modo qualificado, crítico e sensível.




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário