segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Auto Retrato - O espelho, as coisas

 


Estudo do auto-retrato através de 3 meios: Pintura, Fotografia e Projeto Gráfico

- O que é o auto-retrato?

1.Olhar reflexivo - Autobiografia.

2. Registro - Afirmação de ser e estar.

3. Auto conhecimento

4. Narcisismo

Representação pictórica - Observação e imitação de si mesmo de forma artesanal sobre um suporte. Combinação de signos  que permitem múltiplas interpretações. A pintura é visualidade.

Fotografia - Imagem formada através de cópia mecânica. específico, instantâneo e "'pseudotransparente". Espelho. A pintura é realidade.

Roland Barthes em Câmara Clara diz que a apreensão da própria imagem em superfícies refletidas é sempre furtiva. No auto-retrato existe um voltar-se para si mesmo, onde o corpo se torna objeto de estudo apartado do mundo.

História 

 
 
- Albrecht Dürer - faz 8 auto-retratos ( 1493 a 1500) que se tornam marcos de introspecção  da Idade Média e Renascença.
 
 
 

 

- Francisco Mazzola, O Parmigianino - (maneirismo) pintou o "Autoretrato Ante o Espelho.

 


- Rembrandt Van Ridj - Aproximadamente 100 auto- retratos, muitos na velhice.

 


- Diego Velásquez -  se colocou dentro da pintura "Las Meninas".

 * A evolução da descoberta do indivíduo se dá com o uso do espelho e da pintura a óleo enquanto  a autobiografia nasceu na Idade Moderna

*A "invenção do sujeito" ocorre no Renascimento e no Barroco com a crise da espiritualidade a subjetividade aparece de forma mais incisiva. A arte demonstração passa a ser arte expressão surgindo o "eu" físico que anseia por liberdade individual. Este movimento é diluído no Cubismo e retorna veemente na arte contemporânea com indícios de Narcisismo ( auto contemplação).

Retrato

O gênero firmou autonomia  no século XVII - "indústria do retrato"com desenvolvimento simultâneo da fotografia e do retrato a óleo. O retrato esteve em segundo plano até o Modernismo.

MODERNISTAS


Pablo Picasso

 


Vincent Van Gogh

 

 

Edward Munch

 


Frida Kahlo

 


 Francis Bacon

 


Andy Warhol - Série Celebrites and self-portraits - O retrato surge como um tema igual a qualquer outro. 

 


Marcel Duchamp - se retrata como outro, criando  uma dupla representação. pratica o mesmo movimento criado pelas ready-mades.

 CONTEMPORÂNEOS

Os Contemporâneos   vão além do auto-retrato. Nas suas obras o corpo é suporte e tema ao mesmo tempo. vemos exemplos disto nas obras de  Cindy Shermann, Nan Goldin ( fotógrafa), Jo Spence e John Coplan.

Cindy Shermann,

Nan Goldin

 


Jo Spence

 


John Coplan

Alunas: Elisabeth C M Castro e Evely Fonseca 

Referência: Dissertação para titulação de Mestrado de Helena G.R. Pessoa - Artes Plásticas - Escola de Comunicação e Artes da escola de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário