Italiano, Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) foi um mestre escultor, arquiteto, pintor, urbanista, desenhista, gravador e dramaturgo.
As obras mais conhecidas de Bernini são a Fonte dos Quatro Rios, a peça central da Piazza Navona em Roma,e a colunata que dá as boas-vindas aos fiéis de São Pedro. Na Galleria Borghese, suas esculturas de Hades perseguindo Perséfone, Apolo agarrando Daphne e Davi enfrentando Golias são testemunhos da sua maestria com o mármore.
Em 1668, o Papa Clemente IX encarregou Bernini de enfeitar a ponte que cruza o rio Tibre até o Castelo de Santo Angelo com dez anjos enlutados.
Bernini esculpiu dois anjos brancos, de asas caídas, que por diversas circunstâncias não foram para a ponte acabando em 1729 na Igreja Sant’Andrea delle Fratte (Roma) Ali personificam a vivacidade barroca que Bernini imprimiu ao mármore..
Agora anjos sombrios e enlutados, de asas caídas, rondam pelos nossos cantos. Feitos do barro, das sementes, das lascas da madeira rompida, das sementes caídas...mesmo assim que ainda velem por nós.
Exercício
Nome:Anjo de Asas Caídas
Material: Plástico de reciclagem , contas de sementes e madeira, cola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário