segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Caminhando no Jardim - FEAV

 

 

 CAMINHANDO PELO JARDIM

 

APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL 

DE  ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS

PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS 

 

Aluna: Elisabeth Casagrande de Miranda Castro

Disciplina: Fundamentos e Metodologias das Artes Visuais

Professora responsável: Sonia Tramujas Vasconcellos

Área de Ensino: Artes Visuais

Data de realização: 4º Bimestre do ano letivo

Série a que se destina: 2º ano do Ensino Secundário/Médio

Abordagem de ensino escolhida: Territórios de Arte e Cultura

 

 1) Síntese da Abordagem de Ensino

 Territórios de Arte e Cultura  é uma proposta 

 para  abranger  espaços criadores e  inventivos,

 que geram  diferentes modos de processos educativos

 em arte. Esse procedimento é materializado numa  

cartografia ou mapeamento montada como se 

estivéssemos visualizando uma teia,   que nos permita 

uma perspectiva entrelaçada de:

 linguagens artísticas,  processo de criação,  

 materialidade forma-conteúdo,  mediação cultural,  

patrimônio cultural,  conhecimentos estéticos e culturais.

 

2) Tema / Conteúdo

Criação de poéticas próprias utilizando os conhecimentos 

adquiridos anteriormente, baseada na exploração 

de jardins particulares ou públicos.

  Os artefatos derivados da observação de formas,  

cores e diversidade  de nicho ecológico,

ou ainda os aspectos  de urban schetchers, 

dos  jardins,serão exibidos numa feirinha 

aberta ao grupo de pais e professores.

 

 3) Justificativa

A pratica da arte deriva  em grande parte  da percepção 

que cada indivíduo tem do universo que o rodeia, 

principalmente do que estimula seus sentidos e emoções. 

A contemplação do nicho ecológico que constitui um jardim, 

a maneira que os seres vivos interagem entre si, a profusão de 

cores, sons, formas e cheiros estimulam a  percepção 

sensorial e a sensibilidade.

Motivando-se através da perspectiva  de confeccionar 

 um artefato que tenha cunho artístico, e que contribua 

para uma possível renda, sustenta-se  o interesse dos alunos 

pelo processo integral do trabalho.

 

 4) Objetivos Gerais e Específicos

1)Verificar a capacidade de concretizar em poéticas 

próprias os fundamentos aprendidos até o momento.

- Permitir a utilização dos processos aprendidos 

quanto as diversas formas de expressão 

dentro das Artes Visuais.

- Exercitar diversos procedimentos artísticos 

na elaboração de  poéticas pessoais 

e processos colaborativos

2) Analisar e compreender processos de 

amostragem no âmbito das Artes Visuais.

- Pesquisar, compreender e executar projeto

de amostra poética ( salão, dfestival, feira, etc)

- Criar material de propaganda como folders, 

cartazes e programas .

 

5) Metodologia de Ensino e Abordagem

1. Atividade Prática - Propor que os alunos visitem um jardim. 

Jardim botânico,  particular, jardim de praça e que 

fotografem árvores, insetos, pedras, solo, flores, 

pássaros, pessoas, o céu...tudo que chamar a atenção,

 seja feio, bonito, ou  apenas interessante.

  2.  Exposição Teórica  - Trazer um painel com 

diversas referências artísticas  abordando

 de maneira geral os processos empregados.

3. Atividade de atelier - Solicitar  a cada aluno  

elaboração de  colagem com paletas de cores 

e  formas derivadas das fotos dos jardins,

 construindo  imagem abstrata ou figurativa.

Solicitar a realização de ´poéticas proprias

baseadas no estudo desenvolvido 

na atividade anterior

4. Criação Artística  - A partir de painel construído 

em sala solicitar a confecção de artigos 

ou peças artesanais de uso ou decoração, 

que posteriormente serão expostas

 numa feirinha de arte. 

Esta finalização do trabalho poderá 

(e será interessante que ) envolver 

as habilidades de familiares.

Criação de material para marketing do evento

 

 6) Recursos físicos materiais e didáticos-

Atelier, biblioteca, sala de computação e impressão,

materiais inerentes a praticas de Artes Visuais

bidimensionais e tridimensionais. 

Salão ou pátio para feirinha

 

 7) Imagens Apresentadas  

Colagem - Paris Collage Collective



Desenho - Angela Joal

 


Cerâmica - Ana Santos


                             Cerâmica - Blue Birds Art


Acrílico - Kimberley Santini

 

Acrilica - Erica Robin

 


Mosaico - Jools Art

 


Óleo sobre tela - Autor desconhecido

 

Papier mâché - Elahe Mirbabaeiyan


Escultura em tecido - Robin Lees

 


Aquarela de Watercolors Art

 


Urban Sketcher - Pedro Cabral



Urban Sketchers - Encontro Curitiba, 2016


8) Avaliação- Quantitativa distribuindo pesos iguais 

para as seguintes  habilidades : 

 . Capacidade de interação em equipe

. Iniciativa e criatividade

. Desenvolvimento de poética própria

. Capacidade de pesquisa

. Domínio de  processos  artísticos

 

9) Referências

- Recorte  extraído do TCC de Licenciatura de Artes Visuais 

(UNESPAR,- FAP,2017 de Viviane E. de Morais: 

Abordagens Contemporâneas para o Ensino das Artes Visuais - 

Prêmio Arte na Escola Cidadã


Nenhum comentário:

Postar um comentário