CAMINHANDO PELO JARDIM
APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL
DE ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS
PARA O ENSINO DAS ARTES VISUAIS
Aluna: Elisabeth Casagrande de Miranda Castro
Disciplina: Fundamentos e Metodologias das Artes Visuais
Professora responsável: Sonia Tramujas Vasconcellos
Área de Ensino: Artes Visuais
Data de realização: 4º Bimestre do ano letivo
Série a que se destina: 2º ano do Ensino Secundário/Médio
Abordagem de ensino escolhida: Territórios de Arte e Cultura
1) Síntese da Abordagem de Ensino
Territórios de Arte e Cultura é uma proposta
para abranger espaços criadores e inventivos,
que geram diferentes modos de processos educativos
em arte. Esse procedimento é materializado numa
cartografia ou mapeamento montada como se
estivéssemos visualizando uma teia, que nos permita
uma perspectiva entrelaçada de:
linguagens artísticas, processo de criação,
materialidade forma-conteúdo, mediação cultural,
patrimônio cultural, conhecimentos estéticos e culturais.
2) Tema / Conteúdo
Criação de poéticas próprias utilizando os conhecimentos
adquiridos anteriormente, baseada na exploração
de jardins particulares ou públicos.
Os artefatos derivados da observação de formas,
cores e diversidade de nicho ecológico,
ou ainda os aspectos de urban schetchers,
dos jardins,serão exibidos numa feirinha
aberta ao grupo de pais e professores.
3) Justificativa
A pratica da arte deriva em grande parte da percepção
que cada indivíduo tem do universo que o rodeia,
principalmente do que estimula seus sentidos e emoções.
A contemplação do nicho ecológico que constitui um jardim,
a maneira que os seres vivos interagem entre si, a profusão de
cores, sons, formas e cheiros estimulam a percepção
sensorial e a sensibilidade.
Motivando-se através da perspectiva de confeccionar
um artefato que tenha cunho artístico, e que contribua
para uma possível renda, sustenta-se o interesse dos alunos
pelo processo integral do trabalho.
4) Objetivos Gerais e Específicos
1)Verificar a capacidade de concretizar em poéticas
próprias os fundamentos aprendidos até o momento.
- Permitir a utilização dos processos aprendidos
quanto as diversas formas de expressão
dentro das Artes Visuais.
- Exercitar diversos procedimentos artísticos
na elaboração de poéticas pessoais
e processos colaborativos
2) Analisar e compreender processos de
amostragem no âmbito das Artes Visuais.
- Pesquisar, compreender e executar projeto
de amostra poética ( salão, dfestival, feira, etc)
- Criar material de propaganda como folders,
cartazes e programas .
5) Metodologia de Ensino e Abordagem
1. Atividade Prática - Propor que os alunos visitem um jardim.
Jardim botânico, particular, jardim de praça e que
fotografem árvores, insetos, pedras, solo, flores,
pássaros, pessoas, o céu...tudo que chamar a atenção,
seja feio, bonito, ou apenas interessante.
2. Exposição Teórica - Trazer um painel com
diversas referências artísticas abordando
de maneira geral os processos empregados.
3. Atividade de atelier - Solicitar a cada aluno
elaboração de colagem com paletas de cores
e formas derivadas das fotos dos jardins,
construindo imagem abstrata ou figurativa.
Solicitar a realização de ´poéticas proprias
baseadas no estudo desenvolvido
na atividade anterior
4. Criação Artística - A partir de painel construído
em sala solicitar a confecção de artigos
ou peças artesanais de uso ou decoração,
que posteriormente serão expostas
numa feirinha de arte.
Esta finalização do trabalho poderá
(e será interessante que ) envolver
as habilidades de familiares.
Criação de material para marketing do evento
6) Recursos físicos materiais e didáticos-
Atelier, biblioteca, sala de computação e impressão,
materiais inerentes a praticas de Artes Visuais
bidimensionais e tridimensionais.
Salão ou pátio para feirinha
7) Imagens Apresentadas
Desenho - Angela Joal
Cerâmica - Blue Birds Art
Acrílico - Kimberley Santini
Acrilica - Erica Robin
Papier mâché - Elahe Mirbabaeiyan
Escultura em tecido - Robin Lees
Aquarela de Watercolors Art
Urban Sketcher - Pedro Cabral
Urban Sketchers - Encontro Curitiba, 2016
8) Avaliação- Quantitativa distribuindo pesos iguais
para as seguintes habilidades :
. Capacidade de interação em equipe
. Iniciativa e criatividade
. Desenvolvimento de poética própria
. Capacidade de pesquisa
. Domínio de processos artísticos
9) Referências
- Recorte extraído do TCC de Licenciatura de Artes Visuais
(UNESPAR,- FAP,2017 de Viviane E. de Morais:
Abordagens Contemporâneas para o Ensino das Artes Visuais -
Prêmio Arte na Escola Cidadã
Nenhum comentário:
Postar um comentário