domingo, 21 de novembro de 2021

Esboço de Projeto de Pesquisa


 

Nome: Elisabeth Casagrande de Miranda Castro

 

Linha de Pesquisa  de Interesse:

- Processos de Criação em Arte e Tecnologia/ Temporalidades. 

 

Tema e Objeto

Usando como temática o efeito da  transição do tempo  sobre a percepção dos objetos, ícones urbanos de Curitiba serão avaliados  comparativamente, através de imagem fotográficas, em períodos de tempo estabelecidos.

 

Problema:

- Quanto se modifica a visualidade urbana  nos ciclos naturais das estações e  transições  diuturnas  em relação a cor,  luz, sombra, percepção de contornos e profundidades? Como nosso sentido visual interpreta um mesmo objeto arquitetônico em momentos diferentes do dia ou da noite através das estações do ano?


Objetivos:

- Registros Fotográficos de Ícones Urbanos para evidenciar as modificações imagéticas considerando luz e sombra, variações de cores, proporções e os diferentes efeitos da temporalidade sobre a percepção dos mesmos.

- Elaboração de coletânea  fotográfica  exibida  em exposição/instalação e/ou  através de publicação literária.

- Registro histórico de elementos importantes e significativos na cultura de Curitiba numa sequência  comparativa  através da temporalidade citada.


Justificativa

As estações do ano, verão, outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um desses períodos apresenta características diferentes dos demais se considerarmos fatores como a incidência da luz solar, por exemplo. Movimentos de rotação e translação do nosso planeta fazem com que a incidência dos raios solares seja  diferente nos Hemisférios Norte e Sul assim como o ângulo com que estes raios nos atingem. Características que nos parecem simples provocam profundas alterações na fauna e flora do planeta  levando a contextos visuais muito diferente de uma estação para outra.

Artistas que registram imagens e as  produzem  de forma  bi ou tridimensional são impressionados por tais diferenças a ponto de desenvolverem técnicas diferentes para suas performances, quando representam determinados objetos, pessoas, ou ambientes em diferentes estações do ano, em diferentes horas do dia.

O presente estudo, em Curitiba, pretende mostrar edificações e símbolos ícones  sob as variações citadas fornecendo um registro artístico/histórico da passagem do tempo  e dos efeitos que ele proporciona para a  percepção dos indivíduos na cidade que habitam.

 

Revisão de literatura:

- Para a escolha dos objetos fotografados a pesquisa abrangerá obras referentes aos ícones arquitetônicos, sítios e símbolos icônicos que representem a capital paranaense encontrados  na literatura histórica e arquitetônica.

- Objetivando a interpretação dos efeitos  climáticos  sobre a percepção destas imagens a pesquisa se debruçará em  conteúdos produzidos sobre técnicas fotográficas, cor, luz e sombra,  perspectiva, forma, e demais características pertinentes a performance artística.

 

Metodologia:

- Pesquisa teórica  embasando procedimento prático

- Escolha de  10 a 20 edificações, monumentos, ou objetos representativos da cidade  para realizar os registros comparativos.

- Registros fotográficos metódicos em janelas temporais programadas  no decorrer das estações climáticas dos objetos selecionados

- Escolha e organização de 10 sequências imagéticas relevantes para compor a amostragem  de exposição, instalação e/ou publicação.

- Registro escrito do processo.

- Exposição e/ou publicação da sequência de imagens  e considerações sobre as mesmas.


Referências:

- ROSSI, Aldo.A Arquitetura da Cidade. 1º edição(01 de julho de 2018). Brasil.  ‎ Edições 70.

- ARNHEIM, Rudolf.  Arte e Percepção Visual. 1ª edição (1 janeiro 1980). Brasil. ‎ Cengage.

- BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 5ª edição (1 janeiro 2008). Brasil.‎ WMF Martins.

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