Nome: Elisabeth Casagrande de Miranda Castro
Linha de Pesquisa de Interesse:
- Processos de Criação em Arte e Tecnologia/ Temporalidades.
Tema e Objeto:
Usando como temática o efeito da transição do tempo sobre a percepção dos objetos, ícones urbanos de Curitiba serão avaliados comparativamente, através de imagem fotográficas, em períodos de tempo estabelecidos.
Problema:
- Quanto se modifica a visualidade urbana nos ciclos naturais das estações e transições diuturnas em relação a cor, luz, sombra, percepção de contornos e profundidades? Como nosso sentido visual interpreta um mesmo objeto arquitetônico em momentos diferentes do dia ou da noite através das estações do ano?
Objetivos:
- Registros Fotográficos de Ícones Urbanos para evidenciar as modificações imagéticas considerando luz e sombra, variações de cores, proporções e os diferentes efeitos da temporalidade sobre a percepção dos mesmos.
- Elaboração de coletânea fotográfica exibida em exposição/instalação e/ou através de publicação literária.
- Registro histórico de elementos importantes e significativos na cultura de Curitiba numa sequência comparativa através da temporalidade citada.
Justificativa:
As estações do ano, verão, outono, inverno e primavera, são subdivisões baseadas em padrões climáticos. Cada um desses períodos apresenta características diferentes dos demais se considerarmos fatores como a incidência da luz solar, por exemplo. Movimentos de rotação e translação do nosso planeta fazem com que a incidência dos raios solares seja diferente nos Hemisférios Norte e Sul assim como o ângulo com que estes raios nos atingem. Características que nos parecem simples provocam profundas alterações na fauna e flora do planeta levando a contextos visuais muito diferente de uma estação para outra.
Artistas que registram imagens e as produzem de forma bi ou tridimensional são impressionados por tais diferenças a ponto de desenvolverem técnicas diferentes para suas performances, quando representam determinados objetos, pessoas, ou ambientes em diferentes estações do ano, em diferentes horas do dia.
O presente estudo, em Curitiba, pretende mostrar edificações e símbolos ícones sob as variações citadas fornecendo um registro artístico/histórico da passagem do tempo e dos efeitos que ele proporciona para a percepção dos indivíduos na cidade que habitam.
Revisão de literatura:
- Para a escolha dos objetos fotografados a pesquisa abrangerá obras referentes aos ícones arquitetônicos, sítios e símbolos icônicos que representem a capital paranaense encontrados na literatura histórica e arquitetônica.
- Objetivando a interpretação dos efeitos climáticos sobre a percepção destas imagens a pesquisa se debruçará em conteúdos produzidos sobre técnicas fotográficas, cor, luz e sombra, perspectiva, forma, e demais características pertinentes a performance artística.
Metodologia:
- Pesquisa teórica embasando procedimento prático
- Escolha de 10 a 20 edificações, monumentos, ou objetos representativos da cidade para realizar os registros comparativos.
- Registros fotográficos metódicos em janelas temporais programadas no decorrer das estações climáticas dos objetos selecionados
- Escolha e organização de 10 sequências imagéticas relevantes para compor a amostragem de exposição, instalação e/ou publicação.
- Registro escrito do processo.
- Exposição e/ou publicação da sequência de imagens e considerações sobre as mesmas.
Referências:
- ROSSI, Aldo.A Arquitetura da Cidade. 1º edição(01 de julho de 2018). Brasil. Edições 70.
- ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual. 1ª edição (1 janeiro 1980). Brasil. Cengage.
- BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. 5ª edição (1 janeiro 2008). Brasil. WMF Martins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário