O Brasileiro
Visão Antropológica
Provavelmente o mais rico patrimônio no Brasil seja a miscigenação.O entrelaçar das etnias que compuseram o mosaico populacional que hoje denominamos brasileiros.
Deveríamos ser tombados!
Muitos
dizem que os verdadeiros brasileiros são os indígenas. Devido a sua
ancestralidade no domínio da terra. Entretanto se observarmos a história
da humanidade veremos que mesmo séculos antes da era cristã sempre ocorreu miscigenação entre os mais diferentes povos; em virtude de guerras,
deslocamentos nômades, conquistas de territórios, escravidão. E que mesmo os
indígenas sul americanos não brotaram da terra, mas provavelmente descendem de asiáticos que conquistaram as terras muitos séculos atrás (guaranis) e de polinésios do Pacífico ( botocudos).
Nenhum destes fatos é exclusividade da história recente, d.C. Tais atos remontam a mais longínqua antiguidade na evolução da nossa espécie.
Desta forma ser brasileiro é estar no Brasil, no rigor da palavra nascido em, fazendo parte da cultura de alguma parte do seu território, emergindo da mistura ancestral que abrangia indígenas, africanos, e imigrantes de muitas partes do mundo ocidental e oriental.
A cultura da qual nos orgulhamos hoje resulta da influência de várias culturas , em algum momento consideradas particulares, porém oriundas de influências muito amplas.
Faz parte da linhagem cultural brasileira a influência dos costumes de cerca de 3 milhões indígenas sul-americanos estimados em 1500, quase 5 milhões de africanos trazidos como escravos e originários principalmente do centro-oeste e oeste africano. Contudo dentre os seis milhões de imigrantes livres que aportaram no Brasil estavam principalmente portugueses, italianos, alemães, espanhóis, poloneses, suíços, japoneses, sírio-libaneses, árabes, ucranianos, russos, holandeses e franceses (parte deles nas invasões do Nordeste).
Recentemente migraram para o Brasil povos coreanos, chineses, bolivianos, angolanos, nigerianos, haitianos e venezuelanos.
PATRIMÔNIO ANCESTRALIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário