quinta-feira, 24 de junho de 2021

Desenho - Riscante


 

RISCANTE:  A maioria das pessoas na escrita aperta o lápis com as pontas dos dedos. Há variações, uns deitam a caneta ou riscante sobre o indicador, outros sobre o dedo médio, e por aí vai, mas é comum a redução de movimento por se apoiar o braço sobre o suporte e a mesa.

Essa mão que escreve, desenha pouco, então vamos liberara-la do pulso firme e do braço arrastado que tanto pesa. A atividade assíncrona consiste numa série de desenhos que você empunhe o riscante de uma forma diferente daquela com que segura a caneta ao escrever. 

Uma série é mais que 1, 2, ou 5...numa série você apresenta consistência recorrente: todos os trabalhos têm as mesmas características. 

Elabore uma série de desenho, não figurativos e figurativos, segurando o lápis ou o utensílio que for, pelo meio, de uma forma semelhante à do uso de talheres  Da série, os não figurativos, trace linhas soltas e ininterruptas com rapidez de movimento. 

Você puxa o lápis para a sua lateral, não o empurra para frente. No caso dos figurativos, tente traçar usando uma linha ininterrupta. Ela pode atravessar os corpos, alternando rapidez nessas partes atravessadas, e maior lentidão nas partes em que o contorno deveria estar. 

Você só vai descobrir fazendo. Ok, vc não gosta do efeito, domine-o e transforme. Efeitos afetam. E, não julgue um resultado, analise o desenho na série. O resultado seguinte foi o mesmo do anterior? Ele melhorou? Quando ficou ou ficará? Isto é uma série. 

A série faz parte do material de avaliação do bimestre.

 Tipos de Empunhadura do Riscante 


 Pulso suspenso


 Básica com 3 dedos

 Mão sob o lápis


Mão sobre o lápis 

SÉRIE / DESENHOS

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário