quinta-feira, 10 de junho de 2021

Tridimensional - Surrealismo e Salvador Dali

 

         Obras de Salvador Dali - Exposição Rio de Janeiro , 2014 - Centro Cultural Banco do Brasil

Proposição de exercício da professora Polyanna Morgana - Tridimensional

"A segunda tarefa é uma continuidade da tarefa que iniciamos em sala, quando li para vocês a proposta metodológica para criação de objetos surrealistas feita pelo artista Salvador Dalí. Na ocasião desse trabalho com o texto do Dalí, foi solicitado que vocês fizessem um passeio pela casa de vocês e registrassem, assim que escutassem um som de despertador, aquilo que mais chamava a atenção dos seus cinco sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Essas informações foram coletadas no Ping Pong do dia 31/05. Xs estudantes que não apresentaram a tarefa no dia 27 ou 31 de Maio devem, obrigatoriamente, apresentar em 10 de Junho.

 Pois bem, feita essa recapitulação, vamos à tarefa: cada estudante deve escolher um de seus cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato ou paladar) para ser seu guia na construção de seu primeiro trabalho prático no contexto da disciplina. Com a primeira atividade, a feita com o auxilio do texto do Dalí, aprendemos que a visão não é o único sentido que pode nos guiar no processo de criação em artes visuais, e com a atividade proposta agora, experimentaremos exatamente criar um objeto buscando como referencia qualquer um dos nosso cinco sentidos ( neste caso, a visão é apenas uma possiblidade, não é a única ou a principal). Sugiro que sejam ousadxs em suas escolhas e aproveitem essa oportunidade de pesquisa prática para experimentar. Bem, feita a escolha de um dos 5 sentidos, você deve selecionar materiais que estimulem este sentido e te auxiliem na construção de seu objeto. Como critério de seleção destes materiais, você pode usar tanto o estímulo direto como referencia. Exemplo: uma pessoa escolhe a audição como sentido e seleciona um rádio de pilha como objeto. Ou você pode também selecionar este objeto com base em outros critérios: simbólico, afetivo, memória e etc. Exemplo: uma pessoa escolhe a audição como sentido e seleciona feijão como material de trabalho, pois tem uma memória afetiva do som do feijão sendo catado por sua avó; ou ainda, escolhe a capa de um disco ou uma biografia da Rita Lee ( risos) como materiais. Enfim, estes são apenas exemplos. Dito isto, até aqui, devem ser realizadas as seguintes etapas:

 1- selecionar um sentido que será seu guia na construção do seu objeto ( audição, visão, paladar, olfato e tato); 2- selecionar de um a cinco materiais que se relacionam com o sentido escolhido por algum motivo. Os exemplos dados foram radio de pilha, feijão, capa de disco e biografia da Rita Lee. Evidentemente estes são apenas exemplos e não quero dizer que vocês devam escolher exatamente estes materiais.

 Concluídas as duas etapas anteriores, você deve se dedicar a refletir/meditar sobre as possibilidades de criação de um objeto poético utilizando os materiais por você selecionados e criando uma relação entre o sentido ( audição, olfato, tato, paladar e visão) que te guiou na sua escolha e possíveis significados alcançados pela relação entre este sentido e os objetos que escolheu. Você deve escolher apenas um dos cinco sentidos, porém pode selecionar de um a cinco objetos com os quais gostaria de trabalha nesta etapa. Após pensar em possíveis relações entre forma (objetos escolhidos) e sentidos (significados), você deve trabalhar com desenhos que projetem suas ideias em imagens. Exemplo: eu, tendo escolhido a audição, o feijão, a capa de disco e biografia da Rita Lee, posso conceber, como projeto, uma cabine com isolamento acústico onde, estando dentro, a pessoa possa escutar apenas o som dos feijões. Neste caso, eu faria um desenho dessa cabine e apresentaria na próxima aula. Lembrando que este é apenas um exemplo e que cada estudante dever meditar e conceber suas possibilidades."

 Na próxima aula você deve apresentar as três etapas desse exercício:

 1- o sentido guia ( audição, visão, paladar, olfato e tato) escolhido. 

 Resposta: O sentido escolhido foi o olfato,que é o que mais se aproxima da minha percepção visual.

2- os materiais que selecionou e que estão relacionados a este sentido. 

Resposta: Os materiais selecionados  para a idealização do esboço foram frascos de amostras de perfumes de Salvador Dali e plantas.

3- um primeiro esboço, ou conjunto de esboços, com as suas primeiras ideias a cerca do que poderia ser feito e apresentado como objeto poético a partir desse encontro entre sentidos, significados e materiais.

 Resposta: O desenho foi digital idealizado no Paint e posteriormente colorido no Photoshop.

 Ou seja, para fazer esta tarefa, é preciso se dedicar a pensar/meditar sobre quais materiais vai escolher, sobre o que será feito com os materiais escolhidos e só desenhar o que pensou. Só assim a pesquisa avança.

 Tempo de dedicação à tarefa: 100 minutos, ou seja, uma hora e meia

Apresentação do Exercício:

O primeiro momento  (8h de 11/06/2021) foi observação de objetos no quarto de dormir.  

- Visão: Armários branco de madeira, Formas de frascos de perfumes, seus contornos, maquiagem, roupas e toalhas.

- Tato: Formas lisas e frias dos vidros de perfume, macias e aconchegantes do roupão

- Olfato: Impressão aromática de amostras de perfumaria incluindo Dalissime de Salvador Dali. 

- Audição: Ao fundo ouvia o barulho da televisão no relato monótono da CPI.

- Gustação: Sabor característico de boca ao acordar..

O segundo momento ( 9h de 11/06/2021) foi  na cozinha  após tomar o café da manhã: 

- Visão: pão e laticínios sobre a mesa, temperos em vidros no tampo dos armários, colorido de frutas na fruteira, bege rosado os pedaços de frango sendo temperados..

- Tato:  Pequenas e ásperas partículas de folhas  trituradas dos temperos usados no cozimento na mistura previamente preparada, farelo de pão sobre a mesa, sensação da  maciez  gelada da carne.

- Olfato:  Havia o aroma dos temperos secos temperando a carne, e dos cítricos na fruteira, como laranja lima e limão siciliano.

- Audição: Barulho de passos da irmã, som baixo da televisão ligada no jornal da manhã.

- Gustação: Sabor residual do café..

 O terceiro momento foi no quintal (10h de 11/06/2021) quando estava varrendo folhas secas

- Visão: Colorido em tonalidades diversas de folhas caídas, típico de outono. A percepção foi do verde das folhas e tons de amarelo ao laranja dos frutos da mimoseira,  e dos tons de castanho do tronco de árvores. Também o bege esmaecido das paredes da casa. Algumas nuvens cinzentas e faixas de céu azul.

- Tato:  Rugosidade da casca de árvores, a forma alongada e lisa dos pinhões  secando, ao sol numa bacia. casca das mimosas ao alcance das mãos, folhas  que forravam o chão.

- Olfato: Aroma de frio,  folhas verdes, um pouco de poluição advinda da rua e o perfume cíttrico das mimosas leve aroma de rosas do creme de corpo..

- Audição: canto de passarinhos, piar de corujas que insistem em piar de dia,  leve barulho do trânsito, e um  burburinho de vozes humanas de pessoas transitando pela rua.

- Gustação: nenhuma percepção exceto a do próprio corpo.

ESBOÇO:

 MATERIAIS E EXECUÇÃO

Para a transformação do desenho em objeto idealizei uma escultura em resinas coloridas transparentes como folhas e pétalas flutuantes sobre uma base ondulada remetendo aos frascos de perfume de Salvador Dali. 

A concepção das formas foram idealizadas em 4 formatos diferentes baseados nos tons de frutas cítricas e flores brancas. 

Outra opção seria de formas pendentes representando uma chuva perfumada de formas abstratas.

Como a resina é de difícil obtenção, exigindo formas em silicone, a execução teria como alternativa  materiais têxteis ou de papelaria, ou mesmo argila. 

Entretanto falta do preparo técnico para a manipulação da argila a proposta é trabalhar com materiais têxteis, cuja manipulação já é conhecida, somado ao uso de tintas acrílicas, e de essências de perfumaria, ou óleos essenciais também usados em perfumaria ou práticas holísticas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário