segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Imagem e Educação - FEAV

 

 


A partir da escolha de duas abordagens apresentadas neste capítulo do livro da Ana Mae Barbosa, A imagem no ensino da arte (1996) e o material referente à Pintura e materialidade (Percursos da arte, editora Scipione, 2016), criar uma sequência didática para um conjunto de aulas para o ensino médio.

Resposta: As atividades abaixo foram listadas numa sequência didática como evolução do trabalho em equipe realizado em sala de aula virtual pelos alunos(as): 

- Augusto Milani

- Beatriz Mora  Sureki

- Elisabeh C M Castro

A metodologia está baseada na abordagem pedagógica de ensino da arte  de Robert Saunders

"Em seu texto "A Educação Criadora", Saunders propõem uma abordagem do processo mental criativo. Nesta abordagem a ''instrução dada pelo professor está baseada na solução de problemas, esteja a classe tratando com conceitos de arte, confrontando temas artísticos, usando diversos materiais, aplicando técnicas, ou realizando um projeto. "24 Esses problemas estariam relacionados com os processos mentais criativos estabelecidos por Lowenfeld e Guilford. Conhecê- los e utilizá-los nos possibilitaria enveredar pelo "sagrado" e antes ''intocável" mundo do processo de criação.".

24 SAUNDERS, Robert. A educação criadora in Revista AR'TE, n.•J.

 Em outro momento Saunders aborda as problemáticas do ensino tradicional de arte, levando a reflexão de possível aprimoramento  conforme nos indica o texto : Considerações do Ensino de Artes Plásticas na Escola. 

"O ensino de artes é fundamental para a formação de sujeitos pensantes, interrogativos, sensíveis e criativos. Isto requer mais do que um currículo determinado. Requer uma postura educativa que provoque a constante solução de problemas e proporcione respostas divergentes. Tradicionalmente nas escolas, Artes Plásticas tem sido um dos principais instrumentos para a formação de mero reprodutores. Segundo Robert Saunders seu uso está centrado em cinco principais abordagens. 

I. Conceitos Artísticos ("Quais informações meus alunos precisam ter sobre artes( ... )?"). 

2. Temas Artísticos ("Que tipo de pintura ou escultura meus alunos ainda não fizeram? É primavera, podemos fazer umas paisagens"). 

3. Materiais Artísticos ("Usamos creion na semana passada, o que usaremos nesta?"). 

4. Técnicas Artísticas ("Ainda não fizemos nenhuma gravura. Mas que tipo de gravura vamos fazer?").

5. Projetos ("O que poderíamos fazer na próxima aula? Daqui uns dias é o Dia das Mães. Ensinarei meus alunos a fazer um cartão de felicitações em forma de flor!") .

 A expectativa de "um produto bem acabado" leva constantemente a um não experimentar, um não enveredar por caminhos desconhecidos. A experimentação, que deveria ser a linha mestra do ensino de artes, é assim sufocada. E junto com ela o ser sensível e interrogante que deveria aflorar. 

~ Em seu texto "A Educação Criadora", Saunders propõem uma abordagem do processo mental criativo. Nesta abordagem a ''instrução dada pelo professor está baseada na solução de problemas, esteja a classe tratando com conceitos de arte, confrontando temas artísticos, usando diversos materiais, aplicando técnicas, ou realizando um projeto. 

 Esses problemas estariam relacionados com os processos mentais criativos estabelecidos por Lowenfeld e Guilford. Conhecê- los e utilizá-los nos possibilitaria enveredar pelo "sagrado" e antes ''intocável" mundo do processo de criação".

Encontramos  em outro texto - Tendências e Concepções do Ensino da Arte na Educação Brasileira - esta concepção didática e a abordagem de Saunders entre outros autores.


SEQUÊNCIA DIDÀTICA
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1. Apresentação do Tema : trazer reprodução da obra de arte em estudo apresentando-a para os alunos com auxílio de mídia audiovisual.
2. Contextualizar a obra  no seu momento sócio histórico trazendo fatos  pitorescos sobre a mesma e sobre o artista. 
3. Interagir realizando jogos interativos sobre as possíveis ramificações  artísticas derivadas da interpretação da obra.
4. Solicitar realização individual de interpretações desta obra  de Matisse, ou de outras,   indicando técnicas e poéticas que serão selecionadas  de acordo com a afinidade dos alunos.
5. Apresentar o resultado final em exposição no espaço de sala/aula, podendo ser postergada como finalização do período numa "exposição museu" por exemplo.
 
Observação: Os exemplos obtidos através de pesquisa podem ser acessados clicando sobre os links indicados no decorrer do conteúdo, sendo adaptáveis a outras propostas artísticas , não só a obra apresentada- Colagem Blue Nude de Henri Matisse.

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