A partir da escolha de duas abordagens apresentadas neste capítulo do livro da Ana Mae Barbosa, A imagem no ensino da arte (1996) e o material referente à Pintura e materialidade (Percursos da arte, editora Scipione, 2016), criar uma sequência didática para um conjunto de aulas para o ensino médio.
Resposta: As atividades abaixo foram listadas numa sequência didática como evolução do trabalho em equipe realizado em sala de aula virtual pelos alunos(as):
- Augusto Milani
- Beatriz Mora Sureki
- Elisabeh C M Castro
A metodologia está baseada na abordagem pedagógica de ensino da arte de Robert Saunders.
"Em seu texto "A Educação Criadora", Saunders propõem uma abordagem do processo mental criativo. Nesta abordagem a ''instrução dada pelo professor está baseada na solução de problemas, esteja a classe tratando com conceitos de arte, confrontando temas artísticos, usando diversos materiais, aplicando técnicas, ou realizando um projeto. "24 Esses problemas estariam relacionados com os processos mentais criativos estabelecidos por Lowenfeld e Guilford. Conhecê- los e utilizá-los nos possibilitaria enveredar pelo "sagrado" e antes ''intocável" mundo do processo de criação.".
24 SAUNDERS, Robert. A educação criadora in Revista AR'TE, n.•J.
Em outro momento Saunders aborda as problemáticas do ensino tradicional de arte, levando a reflexão de possível aprimoramento conforme nos indica o texto : Considerações do Ensino de Artes Plásticas na Escola.
"O ensino de artes é fundamental para a formação de sujeitos pensantes, interrogativos, sensíveis e criativos. Isto requer mais do que um currículo determinado. Requer uma postura educativa que provoque a constante solução de problemas e proporcione respostas divergentes. Tradicionalmente nas escolas, Artes Plásticas tem sido um dos principais instrumentos para a formação de mero reprodutores. Segundo Robert Saunders seu uso está centrado em cinco principais abordagens.
I. Conceitos Artísticos ("Quais informações meus alunos precisam ter sobre artes( ... )?").
2. Temas Artísticos ("Que tipo de pintura ou escultura meus alunos ainda não fizeram? É primavera, podemos fazer umas paisagens").
3. Materiais Artísticos ("Usamos creion na semana passada, o que usaremos nesta?").
4. Técnicas Artísticas ("Ainda não fizemos nenhuma gravura. Mas que tipo de gravura vamos fazer?").
5. Projetos ("O que poderíamos fazer na próxima aula? Daqui uns dias é o Dia das Mães. Ensinarei meus alunos a fazer um cartão de felicitações em forma de flor!") .
A expectativa de "um produto bem acabado" leva constantemente a um não experimentar, um não enveredar por caminhos desconhecidos. A experimentação, que deveria ser a linha mestra do ensino de artes, é assim sufocada. E junto com ela o ser sensível e interrogante que deveria aflorar.
~ Em seu texto "A Educação Criadora", Saunders propõem uma abordagem do processo mental criativo. Nesta abordagem a ''instrução dada pelo professor está baseada na solução de problemas, esteja a classe tratando com conceitos de arte, confrontando temas artísticos, usando diversos materiais, aplicando técnicas, ou realizando um projeto.
Esses problemas estariam relacionados com os processos mentais criativos estabelecidos por Lowenfeld e Guilford. Conhecê- los e utilizá-los nos possibilitaria enveredar pelo "sagrado" e antes ''intocável" mundo do processo de criação".
Encontramos em outro texto - Tendências e Concepções do Ensino da Arte na Educação Brasileira - esta concepção didática e a abordagem de Saunders entre outros autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário