quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Visitando Museus - Patrimônio Cultural

 


1.Liste os museus que você conhece em Curitiba o na sua região

- Museu Oscar Niemeyer - O mais lindo!

- Museu de Arte Contenporânea do Paraná.

- Museu Alfredo Andersen

- Museu do Expedicionário

- Museu Guido Viaro

- Museu Ferroviário

- Museu Paranaense / Museu do Paço Municipal.

- Museu do Perfume -Boticário ( realocado em SP)

- Museu de História Natural Capão da Imbuia

- Museu Egípcio e Rosacruz

- Museu Botânico

- Memorial de Curitiba

- Museu do Automóvel

- Casa Romário Martins

- Solar dos Leões

 

2. Liste os museus que conhece fora da cidade

 - Pinacoteca de São Paulo - SP- O mais lindo!

- Sala / acervo de perfumaria da Givaudan - SP ou RJ?

- Museu do Perfume - Perfumart -SP

- MASP - Museu de Arte de São Paulo

- Museu de Arte Sacra de São Paulo

- Casa das Rosas - SP

- Estação Pinacoteca - SP

- Museu "sem nome"  - Florianópolis/ Enseada

- Museu Campos Gerais - Ponta Grossa

- Malba/Museu Nacional de Bellas Artes - Buenos Aires


3.Liste os museus que você sabe existir no Brasil e no mundo 

Quantos peixes tem no mar?...Por aí.

Mas pretendo conhecer alguns aqui e fora daqui.

Por exemplo: Museu de Arqueologia Costão do Santinho em Floripa; Museu de Etnologia e Arqueologia da UFPR em Paranaguá; Gallerie Degli Uffizi em Firenze; Museus de Ouro preto; Museo del Vetro em Murano;  Musée International  de La Parfumerie em Grasse; MoMA em NY; Museu Britânico em Londres, Museu de Historia Natural em Londrees; Museum de Parfum em Paris ... obviamente o Louvre... e o que mais vier...


 4.Conte qual foi o primeiro museu que conheceu (nome e local).

Descreva essa visita. 

Conte: com quem você estava, que idade você tinha, qual a impressão que teve, se gostou, não gostou, achou o quê e porque? Detalhe algo que lhe impressionou.

A memória mais antiga que tenho é do Museu Expedicionário de Curitiba.

Deveria ter aproximadamente uns 13 anos, e creio que fui parar neste Museu devido a curiosidade da minha mãe. 

Ela relatou em algum momento que meu pai fora convocado  (ou se apresentara) pela Força Expedicionária Brasileira  chegando na região da tomada de Monte Castello,  no momento da última investida. Havia a dúvida se ele participou ou não da batalha  neste  ato final da Guerra.

Fiquei impressionada com os armamentos,  fotos de militares e toda parafernália de combate, mas lembro de ter pensado que guerras e revoluções eram situações estúpidas.

Outra memória antiga é da Casa Andrade Muricy que foi edifício destinado às  repartições públicas, nos anos 70 se transformando em ambiente cultural. A recordação que tenho é de Museu. Recordo a penumbra que envolvia as salas, o ranger das madeiras, o cheiro de biblioteca e o ar de mistério. Das peças expostas a memória é nebulosa, mais artefatos e esculturas do que pinturas. Não relaciono nitidamente quem estava comigo.Talvez tenha sido uma exposição visitada para algum trabalho escolar. Tenho a vaga impressão que estava com amigas.

Todas as sensações sobre os lugares em si foram boas. As pessoas que me acompanhavam ficaram em segundo plano pois a  contemplação não foi dividida.  Sempre me atraiu este debruçar sobre as páginas do passado,  observar o homem e suas obras, acertos e erros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário