CARACTERÍSTICAS - Pastel a Óleo
REALCE
.O pastel a óleo se presta a destaques. Seu material cremoso e o rico poder de coloração promovem os gráfismos e o desfoque. Uma linha gráfica simples em pastel de óleo com sua textura macia valoriza o caráter de uma obra, em desenho, gravura, foto, olaria ...
Folha de árvore desenhada em nanquim e giz sobre traços de grafite e tinta lavada. Suporte: Papel vergé.
Pastel de óleo foi usado de três maneiras para destacar a parte inferior da folha:
- pastel meio diluído amarelo dá dá um tom quente
- à esquerda, as linhas traçadas muito levemente em tinta naquim têm a textura de um véu sobre tons de verde mostarda
- no centro, uma linha vertical traçada com bastão em duas passagens sobrepostas, ganha relevo graças à dupla espessura do traço e também do contraste com a linha preta em nanquim, cujo relevo é plano.
Dica: Utilizado sobre um fundo de pintura já trabalhado, liso ou áspero ou sobre uma colagem, por exemplo, o pastel a óleo confere luminosidade, sensualidade, brilho à obra assim reabilitada.
MIXAGEM
- O pastel de óleo é bastante resistente à mistura com outros meios.
- Nas camadas se observa a regra da gordura sobre a magra em camadas. - espalhe sempre uma camada oleosa sobre uma camada menos oleosa - e não o contrário, a menos que queira que as camadas inferiores subam à superfície.
*Ocasionalmente uma mixagem frustrada pode causar efeitos inesperados!
Exemplo de progressão no aumento da gordura: comece a trabalhar sobre uma base acrílica ou tinta. Em seguida, pinte com pastel a óleo diluído em terebintina e finalize com reflexos de pastel a óleo direto do bastão.
- A tinta a óleo não adere ao pastel a óleo, mas o pastel a óleo pode cobrir a tinta a óleo. O pastel a óleo tem a capacidade de cobrir todos os tipos de tintas e desenhos menos oleosos do que eles: têmpera, aquarela, acrílico, tinta etc. Neste caso, muitas vezes acontece que a pasta dúctil do pastel deixa transparecer pelo relevo da parte inferior e também pelos resquícios de desenho ou cor, o que enriquece o material.
- O pastel a óleo aceita bem a tinta encáustica, devido à mistura harmoniosa de camadas de cera entre elas. Técnicas a seco como giz, pastel seco, carvão, em tese, não combinam bem com o pastel a óleo que tende a lubrificar o pó desses materiais.Usar o material de forma rudimentar, em composições simples e límpidas, é uma forma de preservar as qualidades de brilho cremoso das cores… cf. No entanto, uma reaproximação pode trazer boas surpresas.
A crimpagem , mistura de dois materiais com a deformação de um ou ambos, é possível com pastel de óleo em uma superfície seca de pastel. Um pouco de gordura fará brilhar o pó etéreo do pastel seco na borda dos doi materiais e realçará o pó fino não misturado que permaneceu fosco. Além disso, o relevo untuosamente pesado do pastel a óleo contrastará lindamente com a sutileza vaporosa do pó do pastel seco.
PROCEDIMENTOS ACESSÓRIOS
- Incisão: na camada macia de pastel de óleo, incisões ou outras gravações podem ser feitas facilmente. Por exemplo, sulcos traçados com chumbo de grafite na camada de cor, darão efeitos esmaltados e particionados prateados.
- Esculpir: o pastel de óleo, graças à cera, torna-se maleável com o calor. Usando uma faca de pintura, aquecida de antemão, amoleça a massa para modelá-la.
- Ornamentação: incorpore qualquer material estável à pasta quente como pigmentos, areia, cacos de vidro, metal, etc.
DICA
- Usar o material de forma rudimentar, em composições simples e límpidas, é uma forma de preservar as qualidades de brilho cremoso das cores.
Referência: Marye Joffre
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