Motivos para usar técnicas mistas.
- Para desfrutar das vantagens de cada um como a luminosidade do óleo, aliada à secagem muito rápida do acrílico;
- Usar a ternura da aquarela sublinhada pela dureza do lápis.
- Para acentuar os relevos sobrepondo materiais: pintura em pastel e pasta de modelagem.
- Encontrar nuances impossíveis de obter com uma única técnica: os “desenhos com três lápis” se baseiam desde o século XVI numa alternância de giz preto, giz vermelho e giz branco, três médiuns complementares.
- Para proteger uma obra, mesmo que sua natureza seja alterada: guache ou aquarela sobre pastel, por exemplo.
Os pares perfeitos: meios secos e meios molhados
- Todos os meios secos são compatíveis entre si e têm propriedades comuns: trabalho gráfico ou desbotado, diluição possível ... O mesmo vale para técnicas à base de água: aquarela, guache, tinta ou pastel wash, etc.
- Um meio seco pode ser usado diluído ou não dentro do mesmo trabalho.
- Tinta e meios secos se sobrepõem, desde que os tempos de secagem sejam respeitados.
- Os meios secos e úmidos podem ser aplicados na ordem de sua escolha, com resultados diferentes: alguns traços de carvão energizam a aquarela; passada em segundo lugar, escurece à medida que se mistura com o material de carvão.
- É possível aplicar meio seco sobre camada úmida desde que se manuseie com cuidado e sobre papéis resistentes.
Atenção: Água e óleo são frequentemente apresentados como inimigos. No entanto, um "sous couche" de guache ou acrílico é compatível com a pintura a óleo. Por outro lado, o inverso é mais incerto: o óleo apodrece o substrato. O sous coucher é uma tinta, chamada de sous coucher, primer ou mesmo tinta primer. Muitas vezes mais líquido que uma tinta, é enriquecido com componentes que permitem padronizar o suporte, "bloqueá-lo" para que não "beba" sua tinta de acabamento, e aderir perfeitamente (mesmo em ferro, plástico ... com primers de ligação especiais). O sous coucher é geralmente de cor branca, mas também pode ser matizado para obter belas cores com a pintura de trás (especialmente no contexto de tons muito escuros). É aplicado na primeira demão, depois de terminada a preparação do seu suporte (preenchendo buracos e fissuras, possível alisamento com uma demão, lixamento) e antes das camadas de tinta.
Exemplos de Técnicas Mistas.
-Pastel e massa de modelar: A massa de modelar permite criar relevos marcados. Depois de seca, pode ser coberta com pastel seco, o pó depositando-se nas cavidades.
- Pastel e guache: a tinta captura o material e ganha volume.
- Cera e pastel ou tinta: a cera repele a água, mas aglutina as partículas de meios em pó (à base de pó). Também permite, uma vez raspado, revelar parcialmente o sous couche.
- Lápis e pastéis: os primeiros se prestam ao trabalho gráfico, os segundos aos efeitos coloridos. Juntos, eles criam ou animam volumes, reforçando o caráter do motivo.
Dica: incorporar outros materiais
- Vários materiais usados na aquarela úmida criam texturas originais: esfregando penas, areia ou arroz empoeirado e removido soprando suavemente ... também se pode colar vários materiais nas obras: papel, fotos, textos impressos, casca de madeir...
Erros a Evitar
- Misturar muitos meios: É conveniente, pelo menosao iniciar, limitar-se a dois meios, para aprender as sutilezas.
- Tentar todas as misturas: exagerar é um problema!
- Usar médiuns ao acaso: os pontos fortes serão expressos melhor se for respeitado o modo de uso.
- Não preparar o suporte: usar papel resistente à água e esticá-lo antes de trabalhar. Caso contrário, ficará irreparavelmente deformado.
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